quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Olha FACEBOOK ai Gente!


Recentemente uma nova modinha vem surgindo no mundo. O FACEBOOK (bem que o certo é só FACEBOOK, quem conhece a historia da empresa vai me entender). Bem antes vocês pensarem que esse post é mais uma critica a empresa, podem tirar o cavalinho da chuva, pois não é (também sou tremendo viciado no FACEBOOK).
A verdade por traz desse pequeno prefácio (se é que pode ser chamado assim) é que recentemente eu li dois livros reverentes a esse tema. O FACEBOOK. O primeiro que eu li foi o Efeito Facebook escrito por David Kirkpatrick, que já foi ex-editor da revista Fortune e é um dos grandes especialistas sobre tecnologia. O segundo foi, Bilionários Por Acaso A Criação do Facebook do escritor Ben Mezrich. Bem você leigo (assim com eu) sobre o assunto entra na livraria e vai à sessão de negócios e vê os dois livros lá e pensam há Heitor mais tudo fala sobre a mesma coisa não é. Nã na ni na não é a mesma coisa.
No livro de Kirkpatrick vemos um pouco sobre as peripécias de seu Marck Zuckerberg e seus colegas na criação da rede social (O FACEBOOK). Sim e se você pensa que hoje seu Marck é o jovem mais rico do mundo é sorte, pode tirar o cavalinho da chuva (mais por que raios eu to com essa expressão na minha cabeça). A dificuldade em se criar uma rede social que seja confiável é inimaginável. Neste livro vemos de onde veio a idéia de Marck e como eles fizeram para fazer a empresa crescer e se tornar esse gigante que vemos hoje. Se você se interessou por esse livro aproveite que está na livraria ou fique com a internet aberta, pois o autor usa muitos termos tecnológicos e econômicos, mas acima de qualquer coisa é um bom livro e recomendo a todos aqueles estejam interessados sobre o assunto.
Já no livro de Mezrich o buraco é mais embaixo. Para quem não sabe ainda foi esse livro que originou o filme A Rede Social. E para dizer bem a verdade não me agradou muito. Talvez seja pelo fato de delo lido após ler o Efeito Facebook, mas a verdade é que esse livro é um romance. É isso mesmo o autor conta sobre a criação do FACEBOOK como se estivesse contando uma grande aventura. Outro ponto negativo é que ele escreve nas visões sempre do Eduardo Saverin (que foi um dos fundadores da rede social), dos gêmeos Winklevos ( gêmeos univitelinos que alegam que Zuckerberg roubou a idéia original do FACEBOOK deles) e de Sean Parker (uma espécie de pop star da área tecnológica e o primeiro diretor do FACEBOOK). Ele trata do Zuckerberg como aquele garoto quieto e tímido, este sempre pronto a da uma facada nas costas dos seus amigos na primeira oportunidade e o motivo de criar o FACEBOOK foi só para atrair garotas. Como eu disse no começo do parágrafo o livro não me agradou muito, mas fica ai a dica para vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.
Há e se quiserem me adicionar no FACEBOOK ele é Heitor Carneiro de Almeida ou clica ai no link http://www.facebook.com/profile.php?id=100001510061733 abraços e beijos a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário